03/08/2008

Por um futuro melhor

www.internetfmtv.com.br

Todo ano é a mesma coisa! Chega essa época começam as campanhas veículadas pela televisão por um futuro melhor... seja o Criança Esperança da Globo ou o Teleton do SBT, e etc, começam as campanhas para arrecadação de dinheiro para tentar melhorar a condição de vida da criança brasileira. Investem pesado, promovem shows de primeira linha, escalam artistas do mais alto escalão para fazer com que as pessoas se comovam e contribuam para tais campanhas. Não existe nada de errado em tais campanhas, em ajudar o próximo, etc, mas a grande questão é o fato que de certa forma há aí uma inversão de valores, ou seja, tenta-se transferir uma responsabilidade que não é nossa, mas sim do nosso governo em promover tais ações assistenciais para a população. Nós sabemos que temos hoje um governo um tanto defasado, e talvez até omisso no sentido assistencial, mas é importante ressaltar que o grande responsável pela condição de vida seja da criança, do adulto, da população de rua, etc, é o governo, não se pode transferir essa responsabilidade, pois vivemos num sistema capitalista no qual a desigualdade social é gritante onde vemos uma minoria com grande parte dos recursos e a grande maioria lutando para sobreviver seja com um salário mínimo, ou até menos que isso. Sem contar com todo o marketing por trás das campanhas trazendo benefícios às emissoras, que cedem espaço na programação, mas ganham com ações publicitárias e pontos no Ibope. Enfim, torno a ressaltar, não há nada de errado com tais campanhas, mas não é transferindo a responsabilidade social para o povo, através da comoção ou da emoção é que iremos realmente solucionar ou melhorar a condição de vida dos que mais precisam.

www. globo.com

13 comentários:

Jonatas Fróes disse...

Não gosto dessas manifestações na mídia. Possuem um tom falso, arrogante e até mesmo despresível. Utilizam os problemas que as pessoas enfrentam para elevarem suas audiências e promoverem seus artistas contratados. Pra que incentivar o povo que já não tem lá muito dinheiro a doar o seu pouco? Porque não obrigam seus empregados a doarem um mes de seus salários? Enfim... Opinião minha.

[]'s

http://musica-holic.blogspot.com/

Veiga disse...

eh ridiculo!

Anônimo disse...

isso é só Ibope.

Ajuda? sim ajuda, mas não o suficiente, pois o gasto em marketing, poderia ser asto com mais gente^^

Mas lembre-se de uma coisa: não é a culpa do capitalismo, temos exemplos Europeus extremamente capitalista, que tem um índice NULO de pobreza.
E uma coisa muito importante: Nós somos o governo.
;)

Abraços.

Valfredo Mateus disse...

Cara, eu até gostava do Criança Esperança. Hoje acho que o programa cresceu demais, em termos de estrutura e tal. Antes, era um show mais atraente, em vez do "espetáculo" que está virando de uns tempos para cá. Discordo um tanto de tua opinião, vez q eh por achar que o Estado é responsável por tudo que o Brasil está do jeito que está. Essa concepção é ideologia das mais egoístas, jah que o mundo clama por mais solidariedade para solver seu problemas mais graves.
Passando pra também agradecer a visita lah no meu blog e, se puder, volte mais vezes. Abraço!

Dih Fernandes disse...

Criança esperança eu nunca vi nada de bom, ao menos no RS não tem nada!

Mas o teleton sim, eles criaram um centro da AACD que inclusive trata a minha visinha e é tudo de graça!

O Teleton eu já vi resultado mas o Criança esperança deve ser restrito ao rio e a cidade do "didi"!

Por isso nem olho!!!

http://www.avidanobeco.com/

Sandro S. Sorte disse...

extinguindo o criança esperaça e o tele tom, não fará com que o governo faça alguma coisa.
Não concordo com essa idéia que que estamos tranferindo a responsabilidade do governo para o povo.

Anônimo disse...

Sem dúvida um inversão de valores

concordo, nada de errado em ajudar

mas espetacularizar motivo de vergonha é demais pra mim.

belo post

Nandu disse...

É Verdade,não somos nós que criamos esse problema,e acabam colocando a responsabilidade de acabar com ele em nossas costas...
Mas por outro lado,na caótica administração econômica em nosso país,toda ajuda é bem vinda.


passa lá no meu blog tb!

Gonzo Laranja disse...

todo ano é a mesma coisa... uma inversão de valores gritante e o governo lá, "presos" em seus debates para aumento salarial de deputados, senadores, produtos da cesta básica cada dia mais "alto", salário do trabalhador continua baixo... nossas crianças (ou como eles dizem (?) futuro da nação) sem nenhuma assistencia do governo que esta ali, eleito pelo povo nesta democracia (?)... se a população não ajunda, quem ira ajudar???

revoltante...

o pior é que a mídia sempre sai com a cara de que é o mocinho nesta história toda...

um abraço


www.gonzolaranja.blogspot.com

---amei seu blog, colocarei em meus favoritos----

Anônimo disse...

É eu concordo com tudo que vc disse, mas o que a industria cultural, a mídia, poderia fazer??? Um show para conscientizar o povo para fazer algo contra o governo??

Mas enfim, enquanto todos, pelo menos, ajudar esses "movimentos" alguma coisa estara sendo feita.

Adorei o teu blog e vou coloca-lo nos favoritos do meu pc, blz?!!

Assinado pelo neófito mas distinto blog: http://chip-novo.blogspot.com

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

É a melhor solução para aliviar a consciência desse bando de porcos gordos, que ganham fortunas não sei se apesar ou justamente por conta da própria insensibilidade. Doam algumas merrecas e se acham desculpados da exloração que promovem da ignorância alheia.

Anônimo disse...

Volta Mister R!!!!!

Apesar de conhecer a pouco tempo, sou fã do "Mídia Cultural E etc".
Seu estilo, sua dinamica td é muuuito bem feito!!!!

Volta Mister R!!!!!!!
Volta Mister R!!!!!!!
Volta Mister R!!!!!!!

Anônimo disse...

Na verdade, iniciativas como esta nada mais fazem do que ocupar um espaço pedido por nós. Nós queremos ajudar, mas falta TANTO tempo, falta TANTA coragem, temos TANTO medo de se aproximar do pobre que a contribuição via telefone, com a garantia da Globo ou do SBT, torna-se muito mais fácil. É a tal da cultura do "fiz a minha parte". Mas será que fez mesmo?


Na França ocorre problema parecido. Fizeram uma pesquisa por lá e descobriram que os franceses gastam mais com perfume que com doaçoes humanitárias. Imagine se fizesse algo aqui no Brasil...