14/07/2008

O Poder da Mídia

Observamos hoje em dia o grande poder de influencia que a mídia exerce na vida das pessoas, seja pela TV, pelo rádio, pela mídia impressa, vemos o quão grande poder exerce, sendo capaz de trazer comoção, ditar tendências, inventar moda e tentar direcionar toda uma geração de pessoas a pensarem de determinado modo.




Vemos hoje muitos casos de uma mídia exploratória interessada muito mais em índices de audiência e retorno publicitário do que na informação e na cultura propriamente dita, vemos como exemplo, a grande repercussão e exploração de casos como o da menina Isabela, caso esse que foi explorado a exaustão, sendo deixado de lado logo depois que para de atrair tanto o público.

www.arraialnews.com.br

Outro aspecto negativo nessas reportagens, é o fato dessas atrocidades se tornarem meio que normais em nosso cotidiano, assistimos a tudo isso jantando com a família e tecendo nossos comentários, nossas opiniões, nos tornando muitas vezes uma espécie de juiz com nosso próprio veredito para cada situação e depois esquecemos o assunto, sendo cada vez mais "normal" notícias de bebês abandonados, maus tratos a idosos, pais assassinados, etc.





http://www.lafem.com.br/


Por outro lado temos nossas novelas nos vendendo uma imagem de um "Brasil fantástico", seja pela riqueza das classes altas representadas, ou pelos heróis com ou sem poderes mágicos. Não que seja mau esse tipo de entretenimento, mas é necessário uma leitura mais cuidadosa da dramaturgia, para que não passemos a acreditar nas "realidades" que são veiculadas por nossas novelas.

http://www.tudonahora.com.br/


Falando em realidade, não podemos deixar de comentar sobre nossos reality shows, que de "reality" tem muito pouco, ou quase nada, como por exemplo no Big Brother Brasil, no qual os participantes são escolhidos a dedo, sendo quase todos aspirantes a artistas que acabam vivendo seus próprios contos de Cinderella, como no caso de Grazi Massafera, destoando assim da grande parcela da população brasileira, formada por assalariados, ou desempregados.




www.estadão.com.br



Temos ainda muito o que comentar, sobre nossa programação infantil, de auditório com suas merchandising, cinema, música e teatro, mas teremos tempo de comentar sobre tudo e todos nesse espaço.



www.moviemark.com.br/

19 comentários:

Fernando Gomes disse...

Concordo que a mídia exaustou completamente e fez muito sensacionalismo com o caso Isabela (e outros), mas dizer que a mídia é capaz de

"trazer comoção, ditar tendências, inventar moda e tentar direcionar toda uma geração de pessoas a pensarem de determinado modo"

é radical de certa forma. Eu penso que só se deixa influenciar quem quiser. Até onde eu sei livre-arbítrio é algo que ainda não foi tirado do ser humano.

Respeito sua opinião, apenas não concordo com parte dela.

Abraço e continue com bons posts
;D

Panda disse...

concordo quase q plenamente com vc
a midia pode escolher o q vai passar
mas oq ela passa é o q acontece
nao há como fugir disso

http://terradafenix.blogspot.com/

Dário Souza disse...

A midia as vezes se torna um vilão para alguem que nao é bem informado,ou ate mesmo quem nao tem uma opinião formada.O caso isabella foi uma atrocidade,mas a tv falou tanto do caso que chegou a banalizar a questão da menina.Em relçao as novelas,é meio absurdo mesmo,eu nao me identifico em nada com as novelas,so vejo loiro de olho azul,e rico, que brasil é esse ?

Anônimo disse...

Muito interessante
e diversificado o seu blog
Parabéns!

iti disse...

Concordo plenamente com sua opinião... a tv sempre aumenta o drama dos assuntos e tals..
mais imagina como é bom a tv expor algumas coisas, como no caso isabela. se a tv ñ tivesse caido em cima do assunto o povo ñ estaria nem ai ...seria só mais uma...
se bem que ja se passou um bom tempo e acho que foi so mais uma..
pricisamos é de mais força da imprensa... pois vimos que o que temos ainda é pouco..


http://lhmartins.blogspot.com/

André Cendon disse...

Eu como futuro publicitário tenho que concordar e discordar de algumas coisas... acho que a nossa teledramaturgia está caminhando para um lado cada vez mais comum ao nosso dia a dia... acho que deveria ser uma coisa mais fantasiosa mas não ao ponto de ser bizarro e ridiculo como a tal novela dos mutantes... e já acho que só se deixa levar a acreditar nisso quem tem a mente bem fraquinha.

Danilo Cruz disse...

Eu odeio o sensacionalismo que a mídia impõe.

Jonatas Fróes disse...

A mídia é manipuladora. Manipula a mente dos que possuem pouca cultura e não sabem formar opinião. Manipula a massa que encara uma educação medíocre disponibilizada pelo país.

Tanto que, quanto maior o acesso à informação que uma pessoa possui, menos influenciada se torna pelas tendências midiáticas...

É a realidade, fazer o que?

[]'s

http://musica-holic.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ótimo blog! Show!

Abs
Feijão com Nutella (Claudia)

http://feijaocomnutella.wordpress.com

Carlos Eduardo disse...

Em outras palavras, a mídia deve ser reinventada.


http://putoanonimo.blogspot.com

RJ disse...

...infelizmente se tornou banal,a maneira como noticias chocantes invadem os noticiarios em todos os tipos de mídia... mas a tendencia é piorar mesmo...

a própria MTV já diz... "desliga a tv e vá ler um livro"

fazer o q, né??

DuDu Magalhães disse...

"A midia é assim, um local inseguro para mim" DuDu Magalhães

abrasss

Rafael Tupiná disse...

concerteza
o poder da midia e mt grnade
por isso tem q tomar mt cuidado do q vai falar/publicar


da um look no meu blog e veja o post de hj: Faz parte...
http://culturatups.blogspot.com/

abraços

Anônimo disse...

Penso que temos discernimento para escolher entre o joio e o trigo da programação televisiva nacional.

Concordo em parte contigo e seus argumentos são pertinentes. De certa forma, a maior parcela da população não tem consciência para diferir o que a aliena ou não.

Ela visam quase sempre a audiência. Mas nós alimentamos este posicionamento, ao vermos tais "produtos culturais".

Valfredo Mateus disse...

Oooow, blza?! Outro dia desses tava assistindo a um debate na Tv Escola no qual se dizia que os canais da Tv são concessões públicas. Se do Povo, porque ele de fato não controla a progamação diária. O fato é que não sei se a culpa é realmente da Tv, ao impor determinada programação, ou do próprio povo, conformado com tuuuudo que acontece a sua volta ou calejado demais com as agruras da vida sem vontade alguma de reclamar por algo que não seja por uma sobrevivência melhor, que acabou se acostumando com coisa pouca...

Abraço!

P.s: encontrei o blog na comu do orkut.

Anônimo disse...

A mídia e a imprensa influênciam muito as pessoas mais 'sensíveis' e menos informadas. Infelizmente é um fato que repercurte muito, seja para o âmbito político, social e outros. Não devemos generalizar tanto pois ainda há pessoas sensatas que não se deixam levar por opiniões alheias.

Abçs

Sandro S. Sorte disse...

Esse blog tem futuro, parabéns!!!!!!

Rosangela A. Santos disse...

Pq será que o "ruim" da ibope??
Qdo se liga a TV, nos telejornais 90% das noticias é que fulano foi assassinado.. fulano foi preso... fulano é encontrado bebado.. fulano foi encontrado com drogas..

Acho que a culpa não é só da midia .. pois se não desse ibope eles não estariam levando cada vez mais ao sensacionalismo..
É claro que devemos fica ciente do que acontece a nossa volta, no mundo .. mas tem que ser assim???

Tem horas que estou assistindo a um noticiário e não para são só noticias ruins .. eu mudo de canal e vou assistir desenho tem horas precisamos tb de coisas boas.. .. rsrsrs

Karina disse...

Interessantes suas discussões. Mas digo que se faz sucesso, é porque o povo gosta, e é disso que não há como fugir - a cultura do brasileiro.

bj