21/07/2008

UM VIVA A IRREVERÊNCIA



Nesses últimos tempos temos visto uma mídia cada vez mais irreverente, com um tom ácido em suas colocações, dizendo muitas vezes aquilo que pensamos aos nossos artistas, políticos, etc. Um dos atuais representates desse tipo de programa é o CQC (Custe o Que Custar) da Bandeirantes, que com um jornalismo inteligente e humor sagaz vem conquistando cada vez mais telespectadores que estavam órfãos desse tipo de entretenimento, iniciado anos atrás com o Casseta & Planeta que já não apresenta o mesmo fôlego de antes (se perdendo talvez no "Padrão Globo de Qualidade"), e se diferenciando também do Pânico na TV, da Rede TV, que começou bem, numa linha mais escrachada, mas hoje, talvez tenha perdido o equilíbrio, chegando algumas vezes a beirar o desrespeito ao entrevistado.


Em decorrência disso, vemos hoje, um forte apelo popular, e uma carência de pessoas que nos representem nos meios de comunicação. Muitos torceram o nariz para Dercy Gonçalves, mas nessa semana que ela se foi, percebemos o quanto ela representava uma parcela do povo, que quer dizer o que pensa, sem pensar muito nas consequências... ao ler diversas reportagens sobre a vida de Dolores Gonçalves da Costa, mais conhecida como Dercy Gonçalves, observamos que ela retratou a alma do Brasil, que de certa forma diz o que quer, mas vive de maneira um tanto diferente, ou seja, fala mais do que faz, no sentido de realmente "botar a boca no trombone", mas se resguardando em muitos aspectos da vida, pois percebemos que por trás da Dercy desbocada existia uma mulher de certa forma puritana que casou virgem e criou a filha com padrões conservadores, mas que através da arte encontrou uma maneira de dar seu recado. Como ela mesma dizia, palavrão é fome, é miséria, corrupção entre outras mazelas da nossa sociedade.

Então, nessa semana que ela se foi, fica aí um viva pela irreverência, que todos nós precisamos para sobreviver nesse mundo tão caótico e cheio de contradições!!

17 comentários:

Filipe Marques disse...

Concordo em genero, numero e grado
Realmente dercy é um icone da TV ou melhor da midía nacional,não é porque ela morreu esses dias que ela merece esse titulo...como voce mesmo disse com a irreverencia conseguiu mostrar a cara do povo brasileiro...
Obrigado Dercy R.I.P

Anônimo disse...

HOje tem CQC!
Não sei muito do trabalho da Dercy, mas não sei se ela me representava, tudo bem que eu falo muito palavrão.
Mas em relaçao ao Pânico e ao Casseta, são aqueles programas que foram bons demais, só que confiaram demais em si e acabaram desandando.

disse...

Eu discordo um pouco em relação a "Lady" Dercy.
Acho que podemos usar a arte em favor do povo sem chamá-lo de mal educado. A piada pode ser escrachada, mas não precisa ter má educação ou falta de respeito.
Eu prefiro algo mais inteligente (como o proprio CQC que vc cita aqui), mas entendo que muitos não entendem ou não 'querem' entender e prefiram algo que beira ao ridiculo. Ainda assim, o ridiculo pode ter classe e pose, sem precisar gritar e fazer gestos obcenos.

Abços

Dário Souza disse...

Viva Dercy
Viva CQC


CQC é hoje o melhor programa da tv brasileira.

Jonatas Fróes disse...

Concordo que precisamos ainda de muita irreverencia. É ai que encontramos a diferença não é mesmo?!

CQC é um ótimo programa, inteligente e engraçado.

Como já disse em outros blogs, tadinha da Dercy! Mas como havia visto uma entrevista dela em que dizia que já desejava ir porque todos ao seu redor já haviam ido, fiquei feliz por ela ter descançado.

[]'s

http://musica-holic.blogspot.com/

mijeiderir disse...

Dercy Gonçalves foi um icone da tv brasileira, nunca vi alguem falar as coisas que pensava com tanta sinceridade como ela passava!!

abraços

Mijei de Rir - Alegria e diversão!

Rodrigo disse...

Ela vai ser sempre lembrada

Unknown disse...

Não. Está passando só na CBS, nos EUA.

Unknown disse...

Eu sou do blog dos Conquistadores

http://www.conquistadoresdm.blogspot.com

Anônimo disse...

Sinceramente, não acredito nas boas intenções do CQC. Há, sim, uma industrialização do que se convencionou a chamar na comunicação e pastiche. Tratar com deboche coisas sérias e retirar de campo a reflexão.

Vez ou outra, noto no CQC a intenção de sair do pastiche, mais de um modo geral o que há é entreteninento.

Como estou usando este tal de openid, segue o link do meu blog.Agradeço se puder prestigiar:

http://descobriapolvora.opatifundio.com

Grande abraço.

Cintia Pereira dos S. Machado disse...

A TV está carente de programas em que o público se divirta sem ter sua inteligência subestimada. E, como vc disse, o tal "padrão Globo de qualidade" faz com que o telespectador perca conteúdo e, com isso, o povo brasileiro vai se tornando cada vez mais alienado.

Unknown disse...

O CQC é muito bom mesmo. Me divirto com os repórtes cara-de-pau e competentes do programa. Marcelo Tas como sempre é brilhante. O CQC dá de 10 a 0 no Pânico, pois é mais objetivo.
A genial Dercy, meus pêsames.

Unknown disse...

nao curto mto cqc, acho o q o rafinha bastos decepciono, pq os stand ups dele sao sensacionais.

. taffa o_O disse...

Olá! Não conheço muito o trabalho da Dercy, mas sei que ele fez grande parte do Brasil!

Vlw! Legal seu blog, qualquer hora passa no nosso!

Sandro S. Sorte disse...

O cqc é realmente um tipo de humor que a tv aberta precisava. As reportagens em Brasília são o que há de melhor nesse programa. Quanto a Dercy, essa mulher é muito iluminada, e concerteza é parte da história artística do nosso país.Só o fato de ela ter vivido bastante, muito mais do que muitos brasileiros extremamente saudáveis, ameniza a dor de sua ida!

Gregory Vancher disse...

A irreverência com inteligência e que fale de temas sociais é uma ótima forma de entreter e defender o povo, coisa que o CQC consegue fazer com muito êxito e que alguns programas tentaram, mas por motivos diversos, não conseguiram manter. Espero que não seja esse o caso do programa da Bandeirantes.
Poderia usar a mesma fórmula pra descrever Dercy, acrescentando a simplicidade e um carisma incontestável. Dercy se foi, mas sua "boca suja", sua irreverência e seu amor pelo povo, pelo lugar onde nasceu pode ser encontrado em muitos outro brasileiros, que são felizes, mesmo com tantos problemas ao seu redor...


http://clik.to/otherside

p.s.: Obrigado por ter comentado no meu blog e vim avisar que postei uma nova parte do conto, se quiser conferir, passa por lá. Até mais.

Gabriel Henrique disse...

Meus pêsames a Dercy...Adorava ela...
E CQC é um dos melhores programas da Tv brasileira...Naum apela, e faz um humor jornalístico sensasional...

Viva Dercy
Viva CQC [2x]